Para o desfile de moda masculina da coleção Outono/Inverno da Prada 2023, a AMO, braço de pesquisa e design do OMA, concebeu uma cenografia que transforma o hall Deposito da Fondazione Prada enquanto o público assiste ao desfile. Como parte da mostra, o teto sobe lentamente, revelando lustres imponentes que lentamente iluminam o espaço e expõem a materialidade industrial da sala. Em seguida, ele volta para sua posição inicial, criando uma transição perfeita entre uma sala escura de teto baixo para um espaço monumental e vice-versa.
A coleção masculina da Prada deste ano, de Miuccia Prada e Raf Simons, explora os fundamentos da moda. Os princípios modernistas de redução e simplicidade foram combinados com suas aparentes contradições: conforto, exagero e intimidade.
AMO buscou integrar os mesmos conceitos no projeto do lugar, expondo a casca de concreto do edifício enquanto altera a escala da sala. Esta mudança de perspectiva visa alterar não somente a percepção espacial, mas também a imagem das peças que espelham o espaço reduzido ou ampliado.
A colaboração entre OMA/AO e Prada remonta a 2004. Ela já gerou mostras impactantes onde a arquitetura é combinada com alta moda, como o Prada Transformer, uma estrutura temporária imaginativa erguida em 2009 em Seul, Coréia. Ao longo dos anos, a colaboração também transformou o hall Deposito na Fundação Prada, reimaginado-o como um cenário teatral com cadeiras de teatro verde-oliva e iluminação de palco em 2022, ou como um experimento de simulação sensorial em 2021. O ArchDaily também compilou uma lista de exposições projetadas pelo OMA as quais extrapolam os limites do projeto arquitetônico para experimentar elementos de cenografia e artes visuais.
Deslize para ver o vídeo do teto subindo lentamente e revelando os lustres de 3 metros de altura.
Projeto: Desfile de Moda Masculina Prada FW23
Local: Fondazione Prada, Milão
Arquiteto: Rem Koolhaas
Associado: Giulio Margheri
Equipe: Alex Tintea, Luisa Carvalho, Laura Martinelli